Frequência cardíaca na academia: como saber se está normal?

Frequência cardíaca na academia: como saber se está normal?

Você sabia que a frequência cardíaca durante a prática de exercícios físicos pode melhorar os seus resultados na academia? É isso mesmo!

Mas para além da boa performance e do condicionamento físico, ficar de olho na frequência cardíaca é importante para monitorar a saúde do seu coração e, se preciso, buscar os devidos cuidados médicos.

Vamos juntos cuidar da saúde? Boa leitura!

O que é frequência cardíaca?



A frequência cardíaca refere-se à quantidade de batimentos do coração por minuto (bpm). É influenciada por diversos fatores, incluindo idade, atividade física, emoções e condições de saúde.

Nos exercícios físicos, o aumento da frequência cardíaca pode ajudar a queimar mais calorias e, consequentemente, auxiliar na perda de peso

Além disso, os valores da frequência cardíaca podem determinar se a pessoa consegue ir mais longe, aumentar a intensidade do treino ou se precisa diminuir o ritmo para não prejudicar a saúde.

A importância de monitorar a frequência cardíaca na academia



Muitas pessoas que estão iniciando na academia não fazem ideia da sua frequência cardíaca durante os exercícios físicos. E isso pode ser perigoso.

Provavelmente, você já conheceu alguém que sentiu tontura, fraqueza ou até desmaiou durante uma atividade física, não é verdade? Um dos motivos para que isso aconteça é a bradicardia, quando os batimentos cardíacos estão mais lentos do que o normal.

É por isso que idosos, praticantes de cardio e atletas de alta intensidade devem estar sempre de olho na saúde do coração.

Como saber se a frequência cardíaca está normal na academia?



Para que você tenha uma noção, a frequência cardíaca normal quando se está em repouso varia de 60 a 100 batimentos por segundo. Mas esses batimentos variam de pessoa para pessoa devido a alguns fatores que veremos mais à frente.

De acordo com a Associação Americana do Coração, durante um exercício físico, a frequência cardíaca deve ficar entre 50% a 85% do valor máximo, que é de 220 batimentos por minuto (bpm).

Mas para isso é preciso considerar a idade do praticante. Existe um cálculo simples para determinar o valor adequado de batimentos por segundo a partir da idade. Veja:

  • Frequência cardíaca máxima (220 bpm) - idade

Por exemplo, se você tem 30 anos, a sua frequência cardíaca máxima é de 190 bpm. Mas lembrando que o ideal é ficar entre 50% a 85% do valor máximo de acordo com a sua idade!

Para que fique mais claro, veja a tabela abaixo:

Valores da frequência cardíaca por idade





A partir desses valores, você pode monitorar se a sua frequência cardíaca na academia está normal ou não.

O que altera a frequência cardíaca?



Como você viu até aqui, a frequência cardíaca pode variar bastante de acordo com a idade e com a atividade que a pessoa estiver fazendo.

Para você ter uma noção, listamos aqui o que pode alterar os batimentos cardíacos para mais ou para menos.

Aumento da frequência cardíaca para mais de 100 bpm



  • Realizar qualquer tipo de esforço
  • Fortes emoções
  • Prática de exercícios físicos
  • Alto consumo de cafeína ou álcool
  • Ter relação sexual
  • Medicamentos como anti-histamínicos, psicotrópicos, antimicrobianos, dentre outros fármacos
  • Crise de ansiedade
  • Febre, dentre outros fatores

Redução da frequência cardíaca para menos de 60 bpm



  • Processo de envelhecimento natural
  • Doença cardíaca congênita (ou seja, quando já nasce com a enfermidade)
  • Efeitos colaterais de alguns medicamentos, principalmente para o coração
  • Síndrome do nó sinusal, também conhecida como disfunção do nó sinusal (quando o “marcapasso” natural do coração não funciona corretamente)
  • Bloqueio cardíaco (o impulso elétrico que vai desde os átrios até os ventrículos fica irregular ou bloqueado), dentre outros fatores

Como medir a frequência cardíaca na academia?



A maneira mais fácil de medir a frequência cardíaca na academia é por meio de pulseiras e relógios inteligentes, que monitoram em tempo real os seus batimentos por segundo.

Academias com boa infraestrutura contam com alguns equipamentos que possuem sensores para a medição dos batimentos cardíacos, como esteiras, bicicletas e simuladores de escadas.

Na Bluefit você encontra a melhor infraestrutura com um dos melhores custo-benefício do mercado. Além da musculação, você conta com mais de 30 modalidades de aulas coletivas!

Acesse nosso site para mais informações
Treinos
Inteligência artificial funciona para quem treina musculação?
Treinar com tecnologia é tentador, mas ainda não substitui a experiência humana. Saiba como biochips, IA e equipamentos inteligentes podem ser aliados para potencializar resultados sem abrir mão do toque profissional.
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name276393807
name453841387
name674131682