Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Dia do Lixo na dieta: ajuda ou é mito? Saiba tudo aqui

Dia do Lixo na dieta: ajuda ou é mito? Saiba tudo aqui

Seguir uma dieta à risca não é nada fácil. Uma hora bate aquela vontade de comer um docinho, uma pizza, um hambúrguer… não é verdade?

Para matar esses desejos, muitas pessoas adotaram o Dia do Lixo na dieta. Mas afinal, isso funciona? Ou apenas prejudica os resultados?

É isso que você vai saber aqui neste post. Então não deixe de conferir até o final!

O que é o Dia do Lixo na dieta?


O Dia do Lixo na dieta é uma técnica nutricional que consiste em incluir alimentos considerados "proibidos" em sua rotina, mas de forma planejada e controlada. Isso pode ajudar a prevenir a compulsão alimentar e o abandono da dieta.

Ao seguir uma dieta rigorosa, é comum que as pessoas sintam vontade de comer doces, fast food e outros alimentos ricos em carboidratos e gorduras. Isso pode levar a sentimentos de frustração e culpa, o que pode resultar em abandono da dieta.

O Dia do Lixo na dieta permite justamente que as pessoas desfrutem de alimentos mais calóricos sem culpa e sem comprometer seus objetivos de perda de peso ou ganho de massa muscular.

Isso é feito planejando um ou mais dias da semana para incluir esses alimentos na dieta, enquanto segue uma alimentação saudável e equilibrada nos outros dias.

Dia do Lixo ou refeição livre?


São praticamente a mesma coisa. O que acontece é que o termo “Dia do Lixo” vem caindo em desuso entre alguns profissionais de nutrição, evitando chamar alimentos de “lixo”. 

Hoje, chama-se de “refeições livres” tudo aquilo que foge um pouco à regra da dieta. E essas refeições livres podem ser qualquer coisa, desde que esteja dentro dos seus objetivos nutricionais.

Dia do Lixo para quem faz academia é uma boa opção?


Para quem frequenta a academia, o Dia do Lixo pode ser uma excelente maneira de manter a motivação e o equilíbrio em sua jornada de perda de peso.

Isso permite que você desfrute de seus alimentos favoritos sem se sentir privado e sem prejudicar seus progressos na academia.

Como fazer um Dia do Lixo sem prejudicar os resultados?


Cuidado com os exageros


Muitas pessoas acham que o Dia do Lixo é um dia inteiro de refeições consideradas “junk food”, ou seja, comidas ricas em calorias e de baixa qualidade nutritiva. Isso não é verdade tá, galera?

É fato que cada dieta é algo bastante particular, mas geralmente encaixa-se de uma a duas refeições livres por semana. Ou seja, não é um dia inteiro comendo o que quiser, mas sim de fazer algumas refeições sem peso na consciência.

O seu nutricionista pode até passar um dia inteiro livre para que você coma o que quiser, mas isso não é regra.

Aproxime-se dos seus macronutrientes do dia


Para quem quer manter os melhores resultados possíveis, ainda é preciso pensar em refeições que supra todos os macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura).

Ou seja, se você vai comer uma pizza como refeição livre, que geralmente possui mais carboidrato e gordura, procure comer mais proteína ao longo do dia.

É importante não usar o Dia do Lixo como desculpa para exagerar na quantidade, mas sim para ter um momento feliz, que te proporciona bem-estar. Lembre-se de que o objetivo é manter o equilíbrio e a saúde, não o contrário.

Pratique exercícios físicos


Se possível, vá para a academia ou faça outro tipo de atividade física no mesmo dia em que fizer uma refeição livre.

Além de ajudar a manter sua mente focada, o exercício físico te fará gastar calorias, logo, os “danos” de consumir uma refeição calórica são reduzidos.

Dessa forma, você se sente bem ao comer a sua comida preferida e ainda garante que o seu shape continue em dia.

Não abra mão de um profissional


Na ausência de um profissional de saúde, fica muito difícil fazer um Dia do Lixo ou refeição livre por conta própria. Isso porque é muito fácil de “perder a mão” e exagerar nas porções.

Somente um nutricionista pode indicar o melhor dia para realizar refeições livres, quais os melhores alimentos para não prejudicar o seu progresso e como você deve fazer isso ao longo dos anos.

Além disso, um educador físico também é fundamental para indicar exercícios com alto gasto calórico, caso sua refeição livre contenha bastante calorias.

O que fazer após o Dia do Lixo?


Após a sua refeição livre, é importante seguir a sua dieta normalmente, ou seja, nada de restringir carboidratos. E o mais importante: continuar focado!

Então, deixa a preguiça de lado e vai para academia pra postar o #TÁPAGO!

A Bluefit tem tudo que você precisa para que você alcance o shape inexplicável. Da musculação às aulas coletivas, aqui você encontra o seu exercício preferido. Tudo isso incluso na mesma mensalidade.

CONHEÇA NOSSOS PLANOS
Atividades físicas
Mitos e verdades sobre barriga tanquinho que você precisa saber
💪 Quer conquistar uma barriga tanquinho, mas não sabe por onde começar? O primeiro passo é saber o que é verdade e o que é mentira para não se esforçar à toa. 😉
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962