Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Quinta onda de calor no país acende alerta para prática de exercícios

Quinta onda de calor no país acende alerta para prática de exercícios

No items found.
Pela quinta vez no ano, parte do Brasil se depara com uma onda de calor prevista para atingir marcas próximas a 40 °C entre 14 e 20 de dezembro, próximo da chegada do verão que acontecerá no dia 22 de dezembro. Estados como Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia estão sob alerta devido à presença de uma massa de ar extremamente quente, capaz de reduzir drasticamente a umidade do ar.
 
Este fenômeno, já registrado em agosto, setembro, outubro e novembro deste ano, levanta novamente preocupações quanto à prática de exercícios físicos durante o período. Afinal, o calor intenso e a baixa umidade do ar conseguem geram desconforto nas vias aéreas, pele e mucosas, o que podem aumentar a incidência de doenças pulmonares, dores de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele e inflamações na mucosa nasal, afetando especialmente pessoas com doenças crônicas pulmonares ou alérgicas.
 
Além disso, o calor intenso e a baixa umidade do ar também impactam os músculos e o desempenho durante a prática de exercícios. Vinícius Ribeiro, professor de educação física e diretor nacional de operações da Bluefit, destaca a importância de adaptar a rotina de treino, buscar ambientes climatizados, manter a hidratação constante, realizar lavagem nasal, optar por bebidas isotônicas e assegurar a limpeza e umidade adequada nos locais de prática física.
 
"Enfrentamos esse momento desafiador várias vezes neste ano, com isso nosso corpo, especialmente para aqueles que mantêm uma rotina de treino, desenvolve certa resistência. Ainda assim, é essencial adotar medidas preventivas e ajustar a intensidade dos exercícios, além de incorporar novos hábitos à rotina. Tudo isso é necessário para ficar longe de doenças pulmonares, alérgicas e crônicas", enfatiza Ribeiro, diretor nacional de operações da Bluefit e professor de educação física.



Abaixo- O diretor nacional de operações da Bluefit, Vinícius Ribeiro.




Cuidados para prática de exercícios durante onda de calor


O diretor nacional de operações da Bluefit, Vinícius Ribeiro, compartilha cinco orientações cruciais para manter a rotina de exercícios durante períodos quentes e baixa umidade do ar.
 
1. Hidratação inteligente:
Aumente o consumo de água e isotônicos para garantir a saúde das vias aéreas, pele e mucosas, evitando a desidratação e potencializando os resultados do treino.
 
2. Adapte-se ao calor:
Respeite seu corpo, diminua a intensidade do treino e considere mudanças para amenizar o desconforto causado pelo calor e baixa umidade do ar. Se necessário, busque orientação médica.
 
3. Ambiente livre de impurezas:
Priorize locais limpos e livres de poeira, ácaros e sujeira para evitar problemas respiratórios causados pela concentração de poluentes no ar devido à baixa umidade.
 
4. Climatização e umidificação:
Opte por ambientes climatizados ou umidificados, como nas academias Bluefit, para manter uma temperatura ideal e evitar desconfortos durante o exercício. A climatização contribui para a produtividade e o conforto do corpo.
 
5. Horário estratégico:
 Evite atividades ao ar livre entre 10h e 16h, período de sol intenso e baixa umidade, que aumenta a concentração de poluentes no ambiente. Escolha horários mais amenos para preservar a saúde e o desempenho nos exercícios.
No items found.
Quinta onda de calor no país acende alerta para prática de exercícios
Especialista da Bluefit adverte sobre cuidados essenciais para praticar exercícios durante período de calor que atinge o Brasil entre 14 e 20 de dezembro. Mesmo fenômeno foi registrado em agosto, setembro, outubro e novembro deste ano.
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962