Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Consumidores procuram academias em busca de saúde mental e bem-estar

Consumidores procuram academias em busca de saúde mental e bem-estar

No items found.
Neste mês de conscientização do Setembro Amarelo, a Bluefit, a segunda maior rede de academias do país, divulgou que, diariamente, uma média de mais de 20 mil alunos, em suas unidades de todo Brasil, participam e priorizam aulas que promovem o bem-estar e a saúde mental. O número representa a quantidade de pessoas que fazem somente a modalidade de aula BODYBALANCE™, e revela o aumento da procura por treinos que trazem como proposta principal melhorar o bem-estar e saúde mental, principal proposta da modalidade. O dado também mostra uma mudança de comportamento dos consumidores e alunos, que possuem, cada vez mais, preocupação com a saúde mental.
 

Segundo o professor de educação física da Bluefit, Vinícius Ribeiro, a mudança de comportamento do público ocorreu a partir do período de flexibilização da pandemia, quando aumentou a preocupação com o bem-estar e a saúde mental, que são os principais benefícios da aula de BODYBALANCE™. “Qualquer atividade física é benéfica para saúde mental. Porém, foi identificado um público carente de programas de treino que priorizam a respiração, concentração, flexibilidade e força, além do equilíbrio e harmonia ao corpo, mente e alma. Então esse tipo de aula em nossa grade, tem o intuito de favorecer a união dos cuidados com a saúde física e mental, para que as pessoas tenham qualidade de vida e resultados potencializados”, explica Ribeiro, diretor nacional de operações da Bluefit.
 

Os efeitos positivos nos alunos que participam de aulas que possuem o conceito de melhorar o bem-estar e a saúde mental, são comprovados na pesquisa Afetividade de Praticantes de Ginástica Coletiva de uma Academia de Florianópolis, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicada em 2023, que analisou a afetividade dos praticantes de ginástica coletiva, dentre elas a aula BODYBALANCE™. “Os resultados mostraram que as sensações de prazer são mais frequentes e constantes entre os alunos. Após as aulas se destacam mais as emoções e sentimentos positivos. Além disso, até a afetividade é desenvolvida. Somando o fato de ser uma atividade coletiva, em conjunto com os exercícios físicos, a atividade possui componentes importantes para auxiliar no comportamento humano e na manutenção integral da saúde mental e física das pessoas”, diz Pablo Guilherme Cunha, autor da pesquisa e educador físico.
 

Somente 20% das academias brasileiras oferecem atividades voltadas para os cuidados com a saúde mental, conforme a pesquisa “Perspectivas de apoio à saúde mental e ao bem-estar em academia”, publicada pela IHRSA Fitness Brasil em 2022. Logo, a Bluefit se destaca como uma das pioneiras do setor fitness brasileiro ao oferecer modalidades de aulas que priorizam o bem-estar e a saúde mental, além de promover ações que integram os cuidados da mente, para colaboradores e até em seus canais de comunicação.
 

“Após a pandemia, a saúde mental e o bem-estar são uma das prioridades da Bluefit. A temática também passou a ser frequente em toda companhia. Promovemos uma grade de aulas diversificada para melhorar a saúde mental de alunos e clientes. Reforçamos mensagens acerca do assunto nos canais de comunicação e promovemos ações internas, com os nossos colaboradores, sobre a importância da saúde mental”, destaca Fernando Parreira, diretor nacional de marketing da Bluefit.

O BODYBALANCE™: bem-estar e saúde mental
 
Já pensou em ir à academia e participar de um treino moderno que mistura técnicas de yoga com elementos de tai chi chuan e pilates? Ideal para todos os tipos de público, esse é o BODYBALANCE™, que é mais uma opção de programa de exercícios para quem está em busca de melhorar a flexibilidade, a força das regiões abdominais, lombar e pélvica, além de melhorar a sensação de bem-estar e a saúde mental.
 
As aulas possuem duração de 30, 45 ou 55 minutos, combinando músicas e movimentos, com o objetivo de trabalhar todos os grupos musculares. Antes de iniciar a aula com a turma de alunos, a professora de BODYBALANCE™ da Bluefit, Carla Vereza, comenta que a modalidade é democrática e qualquer pessoa pode participar. “Não há contraindicações de público para o BODYBALANCE™. A modalidade foi cientificamente criada para melhorar a mente, o corpo e a vida. Por isso, durante a aula trabalhamos a respiração, concentração, flexibilidade e força, além do equilíbrio e harmonia ao corpo, mente e alma”, explica a professora graduada em educação física e especialista em dança e consciência corporal.
 
O BODYBALANCE™ faz parte de um repertório completo de atividades nas mais de 130 unidades da Bluefit, distribuídas por todo o Brasil. Ao todo, até o momento, são mais de 40 aulas coletivas, divididas em dias e horários variados. De forma geral, as aulas possuem o objetivo de promover a saúde física e, também, mental dos alunos. Para fazer a aula de BODYBALANCE™ os interessados podem buscar uma unidade mais próxima ou contratar algum dos planos no site: www.bluefit.com.br.
 
A publicitária Nayara Bernardes, de 27 anos, frequenta as aulas de BODYBALANCE™, da Les Mills, na Bluefit há 2 anos. A aluna conta que a modalidade é uma terapia e que busca ter presença contínua, uma vez que as aulas melhoraram o seu bem-estar e a saúde mental. “O BODYBALANCE™ é uma modalidade terapêutica. Uma vez cheguei até a chorar na hora da meditação, após a aula. Tinha sido um dia conturbado e eu estava com alguns problemas pessoais. Fiquei muito feliz de estar dedicando um tempo para mim, mesmo em meio a correria. Foi um momento especial de autocuidado”, desabafa a aluna.
 
OS 4 BENEFÍCIOS DO BODYBALANCE™
 
1.Melhora a respiração
O BODYBALANCE™ é uma modalidade que combina conceitos do Yoga, Pilates e Tai Chi Chuan. Durante a aula, os alunos fazem movimentos que promovem a expansão dos pulmões e controle da respiração. Além disso, os alunos aprendem a respirar de maneira lenta e profunda, o que ajuda melhorar o desempenho dos pulmões. Os praticantes da modalidade de aula também conseguem melhorar a circulação sanguínea, a respiração e a flexibilidade. Os principais benefícios se concentram na diminuição da ansiedade e em acalmar a mente, além da diminuição do nível dos hormônios de estresse, ansiedade e depressão.
 
2.Melhora a concentração
Essa modalidade tem como um dos seus princípios a concentração, uma vez que busca conscientizar os alunos sobre a importância de controlar o corpo, além de estimular a interação entre cabeça, corpo e espírito. A aula exige um foco maior durante a execução dos movimentos, nas posturas e até na respiração, o que estimula a concentração. É a alternativa perfeita para correria do cotidiano, visto que ajuda manter o foco nas tarefas diárias e acalmar a mente.
 
3.Melhora a flexibilidade e força
Ao combinar Yoga, Pilates e Tai Chi Chuan, o BODYBALANCE™ consegue reunir, em uma só aula, técnicas, movimentos, exercícios e elementos que mais geram resultados na melhora da flexibilidade e da força. Inclusive, todos os movimentos e exercícios possuem atenção especial no processo de fortalecimento muscular e na qualidade da respiração. Sendo assim, a prática diária desta modalidade desenvolve a parte inferior do corpo, ajuda melhorar a postura, proporciona flexibilidade, equilíbrio e aumenta a consciência corporal.
 
4.Promove o equilíbrio e harmonia do corpo, mente e alma
Sem dúvidas, um dos principais benefícios do BODYBALANCE™ é a promoção do equilíbrio e da harmonia entre corpo, mente e alma. Ao combinar os conceitos do Yoga, Pilates e Tai Chi Chuan, a prática se torna um momento de autocuidado e autoconhecimento ao exercitar o lado físico e mental, trabalhando diariamente o conceito integral da saúde. Por isso, participar desta modalidade ajuda a aliviar a tensão do dia a dia, o que acaba refletindo na saúde do corpo, na vida pessoal e até mesmo na eficiência no trabalho.


Imagem da aula de BODYBALANCE™. Banco de Imagens: Envato



Vinícius Ribeiro - Professor de educação física e diretor de operações nacional da Bluefit



Fernando Parreira - Diretor nacional de marketing da Bluefit



Carla Vereza - professora de BODYBALANCE™ na Bluefit, com graduação em educação física e especialista em dança e consciência corporal.
No items found.
Quinta onda de calor no país acende alerta para prática de exercícios
Especialista da Bluefit adverte sobre cuidados essenciais para praticar exercícios durante período de calor que atinge o Brasil entre 14 e 20 de dezembro. Mesmo fenômeno foi registrado em agosto, setembro, outubro e novembro deste ano.
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962